quarta-feira, 8 de agosto de 2012

‘Escravidão ’ nos dias de hoje:




 Sabe-se que a escravidão já foi extinta, mas em muitos países onde a democracia é frágil, a   exploração humana ainda existe. Nesses países, mulheres e crianças  são sequestradas para virarem escravas domésticas ou escravas de trabalhos variados. Muitas das vezes são capturadas para a prostituição.

 Essa expressão ‘escravidão moderna’ possui um significado metafórico, pois não se trata mais de compra e venda de pessoas.  Essa expressão é utilizada para determinar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade.

 Um dos meios para que a escravidão aconteça são ameaças, violências físicas ou psicológicas ou outras formas de intimidação. E muitas dessas formas de trabalho são acobertadas como ‘trabalho forçado’ embora quase sempre usem a violência como estímulo de trabalho.

Vale lembrar que os trabalhos escravos não resultam só  no meio rural, eles acontecem no meio urbano, mas ocorre em pouca quantidade. O trabalho escravo urbano é de outra natureza. No Brasil, a escravidão urbana  acontece principalmente na região metropolitana de São Paulo, onde os imigrantes ilegais são predominantemente latino-americanos, sobretudo os bolivianos.

 Eles trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com salários baixíssimos , geralmente em oficinas de costura. E uma das  soluções  para este problema que afeta não só o Brasil, mas infelizmente o mundo inteiro, é a regularização desses imigrantes e do seu trabalho.

Escritores: Ana Beatriz, Bárbara Helen e João Victor

Revisores: Natielle, Admilson, Matheus Dias e Gabriela Dias

0 comentários:

Postar um comentário